↪ Muitas organizações até se mostram formalmente (no planejamento estratégico, por exemplo) inclinadas à inovação. Contudo, na prática, nem sempre existem oportunidades de criação de melhorias.
↪ Para não cair nessa armadilha, a sua empresa deve destinar um tempo exclusivo para a geração de ideias inovadoras. Por exemplo, a técnica do brainstorming permite que os colaboradores exponham as próprias sugestões sem serem julgados por elas. De preferência, é interessante que essa ferramenta seja utilizada em grupos pequenos para que seja de fato proveitosa.
↪ Num primeiro momento, todos os participantes podem dar ideias livremente. Já numa segunda etapa, é indicado selecionar aquelas que sejam mais viáveis para que sejam alvo de debate por parte da equipe, com o objetivo de “poli-las”.
↪ É importante destacar que, de modo geral, as inovações podem ser classificadas em disruptivas, quando a criação é “do zero”, e incrementais, em que se aperfeiçoa algo já existente. Tanto um tipo quanto outro são relevantes para o crescimento de um negócio.
Destine períodos para a “criação” das ideias.
Previous articleConhecimento é tudo, por isso é sempre bom estar em busca do novo.Next article Sempre procure repor a quantia utilizada do seu capital de giro.